segunda-feira, 30 de maio de 2011

Concurso “Matemática também é Literatura”: já são conhecidos os vencedores

“Provou-se na nossa Escola que a Matemática é uma inspiração literária extraordinária!”, começou por nos dizer a professora Elsa Campos, coordenadora do primeiro concurso “Matemática também é literatura!” no Agrupamento de Escolas do Viso.

De resto, fazendo as contas, verificou-se o número impressionante de 54 participações, divididos em dois escalões: 23 alunos do 2º Ciclo (3 textos poéticos e 20 narrativas); 31 alunos do 3º Ciclo (com 4 textos poéticos e 27 textos narrativos).

Para além da quantidade, o júri (constituído pelos professores Ana Paula Adrião, Emília Pinho, Salete Pereira e João Ricardo Lopes) foi surpreendido pela elevada qualidade dos trabalhos a concurso.

Assim, os vencedores no 1º escalão (trabalhos do 2º Ciclo) foram: na modalidade do texto poético, “A conversa”, da aluna Beatriz Correia, 5º A (1º Prémio). Na modalidade do texto narrativo, venceram “A cidade dos números” de Ana Rita Moreira, 6º C (1º Prémio); “Quatro, o convencido” de Pedro Monteiro, 6º C (2º Prémio); e “Zero à Esquerda” de Carla Oliveira, 6º C (3º Prémio).

No 2º escalão (trabalhos do 3º Ciclo), o premiado, na modalidade do texto poético, foi “Número 7”, de Cátia Sousa, 9º C (1º Prémio). Na modalidade do texto narrativo, venceram Mariana Monteiro, 8º A (1º prémio) com “Matematicofobia e o teste”; Mariana Alves, 9º C (2º Prémio) com “Querida Matemática, resolve os teus problemas”; e Ana Rita Boulhosa, 9º C (3º Prémio) com “O tesouro”.

Neste escalão foram ainda atribuídas duas menções honrosas: a “Uma história triangular”, de Andreia Gomes, 7º A; e a “Que confusão de amores matemáticos”, de Marta Cardoso, 9ºC.

Os professores que dinamizaram esta actividade felicitam todos os participantes pela qualidade dos trabalhos e pela participação massiva nesta iniciativa. “A iniciativa só foi possível, graças à colaboração inestimável dos professores de Matemática e Língua Portuguesa”, disse-nos Elsa Campos.

A mesma professora referiu que “É nossa intenção publicar estes trabalhos, que merecem o aplauso de todos de nós. Estamos a envidar esforços para conseguirmos uma forma de o fazer!”

Sem comentários:

Enviar um comentário